Com isso, é necessário ficar atento nesses locais. Para o especialista em segurança Marcos Roberto Araújo, o melhor é levar apenas o essencial nesse tipo de passeio. “O ideal nesses locais é levar o mínimo possível e não deixar a mostra bolsas, celulares e objetos que chamem a atenção desses delinquentes”, explica.
Veja algumas dicas de proteção nesses locais:
- Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas.
- Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas, procure se informar sobre o local visitado com gente de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair.
- Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo(a), por mais difícil que possa ser.
- Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.
- Nunca demonstre que está procurando um endereço. Bandidos se aproveitam de quem está perdido ou desatento; Nunca demonstre que está procurando um endereço. Bandidos se aproveitam de quem está perdido ou desatento.
- Previna-se contra a ação dos assaltantes não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras, celulares, tablets, colares, etc.
- Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.
- Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.
- Cuidado com bolsas ou mochilas transparentes, pois o assaltante vai perceber que você leva documentos, dinheiro, aparelho celular, etc.
- Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.