|
Foto: Reprodução/Internet |
O jovem morto era filho do líder de sua comunidade, Katariya Yanomami, e estava em uma das pistas de pouso clandestinas utilizada por garimpeiros ilegais nas proximidades da terra indígena, conhecida como "Pista do Leite".
Continua após a publicidade
Em abril de 2022, outra instância de violência direcionada a integrantes da comunidade indígena foi registrada, quando dois indígenas foram mortos e outros cinco ficaram feridos após confrontos armados com garimpeiros.
Continua após a publicidade
A comunidade do Tirei, na qual foi morto o jovem Yanomami, é conhecida pelo costume do garimpo ilegal de oferecer bebida alcoólica e armas de fogo a jovens nativos em troca de "proteção" por parte dos indígenas.
Continua após a publicidade
De acordo com Hekurari, a situação na área é de risco e tensão. Cerca de 80 indígenas estariam prontos para atacar os garimpeiros, que têm armas de fogo e uma ampla estrutura clandestina nas proximidades das reservas indígenas, como a "Pista do Leite".
Continua após a publicidade
O líder afirmou que o confronto entre indígenas e garimpeiros ilegais é iminente. "Os Yanomami estão se juntando, e os garimpeiros, também, para confrontar. Eles avisaram que as mulheres estão fugindo para outra comunidade com as crianças", completou.
Continua após a publicidade
Na segunda, 19, ambos o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) devem ser notificados sobre o caso pela Associação.
O POVO