22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Anvisa proíbe comercialização de pomada para modelar cabelo após casos de cegueira

Anvisa proíbe comercialização de pomada para modelar cabelo após casos de cegueira

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
10/01/2023 às 06h31
Anvisa proíbe comercialização de pomada para modelar cabelo após casos de cegueira
Foto: Reprodução

Após mais de 200 pessoas relatarem queimaduras e até cegueira temporária, a Anvisa proibiu o uso e comercialização de produtos da empresa Microfarma Indústria e Comércio, especialmente a pomada modeladora Cassu Braids, usada para penteados como tranças e baby hair. O Instituto municipal de Vigilância Sanitária do Rio (Ivisa-Rio) já havia feito a mesma proibição na quinta-feira.

A Anvisa justificou a decisão alegando que a empresa não estava devidamente regularizada para a fabricação desse tipo de produto. Também pesaram os relatos de efeitos adversos relacionados ao uso da pomada modeladora e que foram encaminhados pela vigilância sanitária do Rio.

A agência ressaltou que os casos seguem em investigação, mas que os relatos dos consumidores que usaram o produto indicavam irritação ocular, pálpebras inchadas e dor nos olhos, além de dificuldade de enxergar, o que ocorreu ao lavarem o cabelo.

“É importante ressaltar que consta no rótulo do produto a orientação de evitar contato com os olhos e mucosas, bem como a orientação de retirar a pomada do cabelo antes de ir a lugares como piscinas, praias e cachoeiras, para que o produto não escorra sobre os olhos. Entretanto, a empresa fabricante está com CNPJ inapto junto à Receita Federal e com a licença sanitária cancelada desde 2018”, diz a nota da Anvisa.

A recomendação do órgão é para que as pessoas que compraram a pomada não usem o produto e entrem em contato com a empresa para verificar a forma de devolução. A determinação é de que sejam recolhidos todos os produtos no mercado. Estabelecimentos comerciais que tenham o produto para uso de seus clientes também devem suspender a utilização.

O Globo