23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Santa Quitéria sofre o maior apagão desde 2009; energia está sendo reestabelecida aos poucos

Na ocorrência desta terça-feira, por volta de 8h31, houve uma queda de 25% na carga total do sistema. Não há dimensão de quantas pessoas foram afetadas

15/08/2023 às 13h36
Por: Thiago Rodrigues Fonte: A Voz de Santa Quitéria
Compartilhe:
Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ
Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ

O apagão elétrico, na manhã desta terça-feira (15), que afetou 25 dos 26 estados e o Distrito Federal é o maior desde 2009, segundo informações do jornal O Globo. Na ocorrência desta terça-feira, por volta de 8h31, houve uma queda de 25% na carga total do sistema. Não há dimensão de quantas pessoas foram afetadas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por administrar o fornecimento de energia no país, informou que houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional e isso interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste.

Continua após a publicidade
Anúncio

Não diferente dos outros locais, em Santa Quitéria afetou bastante em todos os serviços. A fábrica de calçados liberou grande parte dos seus colaboradores e em seguida, as escolas e alguns comércios também fecharam, além de comprometer repartições públicas sem devido atendimento ao público. Todos sem saber o que acontecia ao certo, nem tampouco uma previsão exata de retorno. O último blecaute aqui registrado se deu em março de 2018.

O restabelecimento começou a se dar aos poucos cerca de três horas depois, por volta das 11h30. Ainda há oscilações em determinadas áreas da cidade. De acordo com a Enel, esse procedimento, explica, "acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional". O procedimento "ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores".

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, informou em entrevista à GloboNews que o reabastecimento total no país deve ser normalizado em breve. 

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, classificou o apagão como um "evento de grande porte". Segundo ele, a agência, o Ministério de Minas e Energia , o ONS e as empresas envolvidas estão acompanhando e tomando providências para estabelecimento rápido do serviço.

Santa Quitéria, CE
24°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 38°

24° Sensação
7.31km/h Vento
71% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h18 Nascer do sol
05h31 Pôr do sol
Qui 37° 24°
Sex 38° 23°
Sáb 38° 23°
Dom 39° 23°
Seg 35° 23°
Atualizado às 03h13
Publicidade