Nos dias 5 e 12 de novembro, 1.113 estudantes do município de Santa Quitéria realizarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que decidirá seus futuros nos vestibulares por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Com um leve crescimento em relação ao ano anterior, quando foram registrados 1.078 inscritos, o número de participantes do exame aumentou em mais 35 pessoas. Para Quitéria Elieuda, diretora da escola Júlia Catunda, esse acréscimo é reflexo da conscientização dos jovens sobre a importância do exame e o interesse deles em ingressar no ensino superior.
No primeiro dia, os candidatos testarão seus conhecimentos nas provas de linguagens (40 questões de Língua Portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), Ciências Humanas (45 questões) – além da redação. No segundo, os participantes farão as avaliações de Matemática (45 questões) e Ciências da Natureza (45 questões).
A preparação para o Enem tem sido uma prioridade para a Escola Estadual Aracy Magalhães Martins, que apoia os alunos desde o momento da inscrição. "Realizamos simulados com a estrutura do Enem, com cronometragem e trabalhando os horários de início das provas, ensinando como funciona o TRI (teoria de resposta ao item) para que os alunos estejam bem preparados", comenta o diretor Francisco das Chagas.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. O esforço da comunidade educacional de Santa Quitéria em incentivar e apoiar os alunos nessa etapa crucial de suas vidas é fundamental para o sucesso acadêmico e profissional de cada um deles.