
Com três anos de atuação, a base do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) em Santa Quitéria tem desempenhado um papel crucial ao salvar vidas diariamente, não só a nível de município, mas para onde a unidade avançada é demandada. Os casos mais frequentes na cidade incluem acidentes de trânsito, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ataques cardíacos. Essas ocorrências mais comuns são classificadas como urgência e emergência.
Só no ano de 2022, a base do Samu em Santá Quitéria atendeu 709 chamados. Em 2023, já foram 433 procedimentos realizados até 15 de agosto. A base dispõe de duas ambulâncias para atendimento de nível básico e avançado, a serem utilizadas conforme o grau de urgência. A equipe quiteriense é composta por cinco médicos, sete enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e seis condutores-socorristas, que juntos chegam a atender até 50 ocorrências por mês.
A recente chegada da semi UTI adquirida pela Prefeitura, que permite cuidados intensivos durante o transporte para hospitais, trouxe um desafogamento importante para o Samu local, além de contribuir para a assistência mais rápida em regiões vizinhas.
Segundo o coordenador local Hélio Magalhães, a maior dificuldade encontrada hoje é o fato da população não saber acionar o número 192 com o objetivo correto. "São solicitadas muitas informações sobre a vítima durante a chamada e muitas vezes, as pessoas ligam quando não é necessário, como por exemplo, quando sentem febre prolongada ou para transporte para consulta ou óbito", detalha.
Quanto aos planos futuros, o Samu tem como objetivo fazer com que as ocorrências sejam mais focadas em Santa Quitéria, a fim de reduzir a necessidade da equipe se deslocar para outras cidades. Para Hélio, à medida que a população adquirir maior conhecimento sobre como acionar os serviços de forma correta, as unidades de atendimento estarão mais presentes e prontas para responder às demandas locais.
Quando chamar o SAMU
O SAMU pode ser acionado através do número 192, para casos de urgência ou emergência, como: