
Uma nova divulgação do Censo Demográfico 2022, nesta segunda-feira (7), revela que Santa Quitéria tem 50 pessoas autodeclaradas como indígenas, residentes no município. Eles representam 0,12% do total da população (40.183).
Destes, 49 responderam aos recenseadores indicando cor ou raça indígena e apenas um se considerou indígena. Em comparação com o Censo 2010, eram apenas oito habitantes nesta abrangência. O IBGE segue o princípio da autodeclaração e as respostas de cada informante não são questionadas.
A identificação se dá por meio da resposta ao quesito sobre cor ou raça no questionário, em que muitos respondiam antes como cor parda e entre as respostas possíveis, está a opção “indígena”, fazendo com que captasse muito mais pessoas que se consideram, em locais que não são oficialmente terras indígenas.
Na região, Monsenhor Tabosa é a que possui o maior número de indígenas – e a 5ª do Ceará –, saltando em 12 anos de 1.934 para 4.861.
Ainda não há um calendário fechado para a divulgação dos próximos dados do Censo 2022, que começaram a ser divulgados no final de julho.