
O número de notificações para retirada de enxames de abelhas tem crescido em Santa Quitéria. Os bombeiros civis realizam esse serviço voluntariamente e retiram em média, 5 a 6 enxames por semana, encontrados principalmente dentro de residências e em árvores.
O comandante do grupamento de Bombeiros Civis, Cleones Sousa, compartilha que ao realizar a remoção, é necessário um trabalho em equipe para o isolamento da rua, e por isso, contam com o apoio da Secretaria de Segurança e do Demutran. Sobre manuseio com as abelhas, ele afirma: “usamos técnicas e alguns materiais que temos, e depois devolvemos elas à natureza”.

Cleones também explica que o desmatamento faz com que elas saiam do seu habitat natural e procurem outros lugares, podendo chegar até as casas, atraídas pelos alimentos. Para prevenir, ele informa que é relevante manter as árvores podadas e evitar desperdício de alimentos no chão. E pede para que caso o enxame seja formado, a população não jogue álcool ou queime, pois é um crime ambiental e pode causar acidentes.
“O cidadão chegando a identificar que existe um enxame de abelhas, numa árvore, parede ou até mesmo carro, chame os bombeiros. Não mexa com elas, avise aos moradores que existe um enxame e se mantenha afastado até a retirada das mesmas.”, esclarece ele, sobre a melhor conduta a ser tomada.
Serviço
Bombeiros Civis de Santa Quitéria - (88) 99257-8324 e 99916-9299