
No último dia 7 de agosto, o procedimento terapêutico de ozonioterapia foi autorizado em todo território nacional. Embora seja uma técnica antiga, apenas recentemente tem ganhando popularidade entre os quiterienses.
A ozonioterapia é um tratamento médico que envolve a administração controlada de uma mistura de oxigênio e ozônio ao paciente. Ela tem sido usada em todo o mundo para tratar desde dores crônicas até feridas de difícil cicatrização, melhorando assim a circulação, a oxigenação sanguínea e aumenta as ações anti-inflamatórias e antissépticas.
Essa terapia pode ser administrada de várias formas, incluindo a aplicação direta na pele, a inalação e até mesmo a administração intravenosa, dependendo das condições médicas e das necessidades individuais de cada paciente. Relatos de quem já fez uso deste tratamento complementar, apontam benefícios nos cuidados com asma, bronquite, DPOC, esclerose múltipla, HIV, câncer, hérnia de disco, distúrbio da articulação temporomandibular e complicações da diabetes, por exemplo.
Ao A Voz de Santa Quitéria, a Dra. Emanuela Barbosa, pioneira na cidade a trabalhar com a técnica, contou sobre a procura dessa terapia alternativa em Santa Quitéria. "Os casos que mais aparecem na clínica são para tratar feridas e infecção e apesar de grande parte da população ainda não saber dos benefícios da ozonioterapia, já temos mais de 100 pacientes tratados", detalha.
Para a enfermeira, a autorização da ozonioterapia é uma grande conquista que irá regulamentar ainda mais essa prática. "A Associação de Ozonioterapia lutou muito por essa lei, que é fundamental para garantir uma formação de qualidade dos profissionais da área e assegurar que esse procedimento seja oferecido com segurança aos pacientes", ressalta a profissional.