
A campanha eleitoral de 2000 foi marcada por uma tragédia em Santa Quitéria, na noite do dia 28 de setembro. A Praça do BEC era palco de um comício do candidato a reeleição de prefeito, Luciano Lobo e a alguns metros dali, na rua João Pinto de Mesquita, estava sendo preparados um show pirotécnico, quando houve uma explosão.
Sete pessoas estavam no galpão de uma metalúrgica preparando os fogos de artifício, com as portas trancadas e somente uma saída. Conforme matéria da TV Verdes Mares, haviam no local, cerca de 8 mil fogos.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o delegado Alverne Mendes Mesquita Júnior, a grande quantidade de material explosivo gerou uma reação em cadeia, provocando o incêndio. “No meio da fumaça, alguns tentaram sair pela porta que estava trancada”, afirmou em entrevista a Folha de S. Paulo. Houve muito corre-corre entre o público de correligionários e vizinhança, que tentava se dispersar da fumaça.
Morreram no acidente Napoleão do Rêgo, 44, e Francisco Djalma Vieira Ramos, 20. Mariza Pinheiro Araújo sofreu queimaduras e recebeu atendimento no IJF, em Fortaleza. Já Francisco de Assis Magalhães teve lesões médias, enquanto João Vieira de Souza, João Eudes de Souza Vieira e Leo Farias Muniz tiveram leves escoriações.