Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Fala de Eliandro criticando advogadas e comparando ao "STF quiteriense" leva OAB a emitir nota de repúdio

OAB defendeu advogadas que compõem atual gestão e disse que discurso do vereador foi "misógino e desrespeitoso"

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: A Voz de Santa Quitéria
26/08/2023 às 20h20
Fala de Eliandro criticando advogadas e comparando ao
Foto: Reprodução/Câmara Municipal

Um discurso proferido pelo vereador Eliandro Mesquita, na sessão da Câmara Municipal de Santa Quitéria desta sexta-feira (25/08), levou a Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção Sobral emitir uma nota de repúdio contra o parlamentar.

Durante a fala, em que ele criticava o fato do feriado de Monsenhor Ximenes (de 4 de outubro) ter sido antecipado para esta segunda-feira (28) estendendo as comemorações dos 167 anos, Eliandro atribuiu que a decisão “pode até ser daquelas advogadas que estão sob a tutela do recebimento salarial da Prefeitura e usa as redes sociais pra contra-atacar pensamentos divergentes de vereador, de forma mais baixa possível”, inclusive citando que se baseiam nas ministras Rosa Weber e Carmem Lúcia, como as “ministras do Supremo Tribunal Federal quiteriense”.

Continua após a publicidade
Anúncio
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Voz de Santa Quitéria (@avozdesantaquiteria)

Apesar de ele não nominar quem seriam, hoje quatro advogadas ocupam cargos de primeiro escalão, dentro da atual administração, nas pastas do Planejamento (Gleiciane Alcântara), Controladoria (Anna Katarina Farias) e Procuradoria (Rafaely Barbosa e Raíssa Almeida).

Através da Comissão da Mulher Advogada e da Ouvidoria da Mulher, a OAB classificou a fala como “misógina e desrespeitosa”. “É lamentável que, em pleno século XXI, ainda tenhamos que lidar com discursos que perpetuam estereótipos prejudiciais e discriminatórios contra as mulheres. A atitude do Vereador não apenas desrespeita metade da população, mas também desvaloriza os avanços conquistados na luta pela igualdade de gênero e pelo respeito às mulheres em todas as esferas da sociedade”, posicionou-se.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por OAB Subsecção Sobral (@oabsobral)

Este não é o primeiro episódio em que Eliandro se envolve de críticas a mulheres, em seus discursos na Casa.