
A Polícia Civil de Santa Quitéria trabalhará a partir desta semana, em conjunto com as Secretarias Estadual e Nacional de Segurança Pública, a Operação Shamar, força-tarefa integrada de combate à violência doméstica contra a mulher. A ação está ocorrendo de forma concomitante em todo o país.
Até 15 de setembro, além de localizar e capturar suspeitos, os profissionais da segurança promoverão ações educativas e preventivas e acompanharão o cumprimento de medidas protetivas de urgência contra as vítimas.
“Atuaremos aqui e nas cidades vizinhas (Catunda e Hidrolândia), com viés de investigação em inquéritos, policiamento preventivo com a Polícia Militar, palestras, reuniões, tirando dúvidas e montando uma rede de apoio que possa atuar da melhor maneira possível. Através desta ação, chegar ao maior número de pessoas que possam utilizar este canal e facilitar o diálogo com as autoridades do município”, afirmou o delegado Paulo Renato, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol).
O nome da operação tem origem hebraica e significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar. Ela é feita justamente neste mês, que é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra mulher através da campanha Agosto Lilás, campanha criada em referência à Lei Maria da Penha.
Na semana passada, foi lançado, no âmbito da Polícia Civil, um site para solicitar medidas protetivas de urgência. A ferramenta garantirá o acesso mais rápido de mulheres vítimas de violência doméstica à estas solicitações, desburocratizando e sem a necessidade do registro do Boletim de Ocorrência.