Foram anunciados nesta quinta-feira (31/08), os nove alunos e um professor da rede pública municipal de Santa Quitéria, que foram selecionados para fazer um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal, por conta do projeto “Era Uma Vez… Brasil”. O programa é realizado pela Origem Produções, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura) e tem o patrocínio da Galvani, que integra o Consórcio Santa Quitéria.
Ao longo de cinco meses, os estudantes do 8º ano e professores de História vivenciaram um conjunto de ações que promovem o contato mais aprofundado sobre as vivências afro-brasileiras e indígenas desde a chegada dos portugueses em território brasileiro, por meio de oficinas de audiovisual, interpretação, formulação de roteiros, som e fotografia. De forma semelhante e paralela, também foi executado o projeto na vizinha cidade de Itatira.
Na primeira etapa de fatos históricos, foram produzidas Histórias em Quadrinhos dentro do tema “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, sob orientação dos professores, onde as cinco melhores HQs produzidas em Santa Quitéria foram publicadas em um livro, que foi distribuído e autografado.
No momento de anúncio dos nomes, muita felicidade e emoção entre as turmas, que vibravam pelos que obtiveram um melhor desempenho durante as fases. A viagem acontecerá em novembro, com tudo pago e a rota prevê a visita por locais que marcaram a história do Brasil e seu processo de independência, além de escolas portuguesas para dialogar sobre como a história da colonização é ensinada atualmente naquele país.
“Estamos imensamente felizes, iniciando essa agenda de ações sociais no município, principalmente pelo resultado que colhemos. Mais de 700 alunos inscritos, 40 professores e assim conseguimos dar um passo importante entre Consórcio e as comunidades, na formação de jovens, vozes que não foram ouvidas na Independência. Será uma viagem enriquecedora e é isso que queremos trazer pra Santa Quitéria, conseguir viabilizar outras atividades deste tipo e ainda maiores”, explanou Érica Palhares, analista do Consórcio Santa Quitéria.
A aluna Ana Alícia conta que, nos últimos dias, alimentava a esperança de ser uma das selecionadas e que não conteve a alegria, estando em êxtase com a futura experiência. “Ainda não caiu a ficha de ter essa chance, espero que eu possa me divertir igual no campus, porque virou minha casa e quero trazer de lá a parte portuguesa, conhecer a história”, relata.
Ao retornar para o Brasil, a comitiva deverá compartilhar os conhecimentos e a experiência adquiridos durante a jornada e serão estimulados a produzir um projeto de intervenção que impacte a realidade local. Há sete anos, o “Era Uma Vez… Brasil” reconta a história nacional para além do que está posto nos livros didáticos tradicionais. Ao longo deste período, mais de 13 mil adolescentes de 434 escolas públicas foram beneficiados.