Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Senador Cid Gomes reforça posição a favor da exploração de Itataia: "vai trazer desenvolvimento e colocando Santa Quitéria no mapa nacional"

Em entrevista, ele afirma que a produção de fosfato em Santa Quitéria irá beneficiar diversas cadeias produtivas

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
04/09/2023 às 10h19 Atualizada em 04/09/2023 às 10h21
Senador Cid Gomes reforça posição a favor da exploração de Itataia:
Foto: Reprodução/BaladaIN

O senador Cid Gomes reafirmou na semana passada, durante evento político em Fortaleza, a sua posição favorável ao projeto Santa Quitéria, de exploração de fosfato e urânio no município. Assim como outros políticos cearenses que manifestam opinião pró-Itataia, ele afirmou que a produção de fosfato irá beneficiar diversas cadeias produtivas, além de gerar emprego e renda para a região do empreendimento.

“Vai ser explorado o fosfato, e o fosfato é usado em uma NPK, que é base para fertilizantes. O Brasil importa 80% do fosfato que consumimos. Lá em Itataia, o urânio é uma fração de menos de 1%, e o que tem lá que vai valer a pena, vai gerar emprego e renda para os municípios é o fosfato, base para a indústria de fertilizantes. Então eu sou a favor e não tenho dúvida que isso vai trazer um momento de desenvolvimento, de geração de emprego, colocando Santa Quitéria e aquela região no mapa nacional", detalhou ao radialista Cláudio Martins, do Itatira Notícias.

Continua após a publicidade
Anúncio
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Voz de Santa Quitéria (@avozdesantaquiteria)

Em relação ao urânio, fez questão de frisar que, no projeto proposto pelo Consórcio INB/Galvani, não haverá enriquecimento. "Há uma grande confusão nessa história de urânio. Na natureza ele não faz mal a ninguém, tanto é que está lá (na Fazenda)”, explicou Cid. 

Atualmente, o projeto Santa Quitéria está em fase de licenciamento perante os órgãos ambientais. O investimento previsto pelo Consórcio é estimado em R$ 2,3 bilhões e, quando estiver em operação, deve gerar cerca de 2,8 mil empregos diretos e indiretos.