
O senador Cid Gomes reafirmou na semana passada, durante evento político em Fortaleza, a sua posição favorável ao projeto Santa Quitéria, de exploração de fosfato e urânio no município. Assim como outros políticos cearenses que manifestam opinião pró-Itataia, ele afirmou que a produção de fosfato irá beneficiar diversas cadeias produtivas, além de gerar emprego e renda para a região do empreendimento.
“Vai ser explorado o fosfato, e o fosfato é usado em uma NPK, que é base para fertilizantes. O Brasil importa 80% do fosfato que consumimos. Lá em Itataia, o urânio é uma fração de menos de 1%, e o que tem lá que vai valer a pena, vai gerar emprego e renda para os municípios é o fosfato, base para a indústria de fertilizantes. Então eu sou a favor e não tenho dúvida que isso vai trazer um momento de desenvolvimento, de geração de emprego, colocando Santa Quitéria e aquela região no mapa nacional", detalhou ao radialista Cláudio Martins, do Itatira Notícias.
Ver essa foto no Instagram
Em relação ao urânio, fez questão de frisar que, no projeto proposto pelo Consórcio INB/Galvani, não haverá enriquecimento. "Há uma grande confusão nessa história de urânio. Na natureza ele não faz mal a ninguém, tanto é que está lá (na Fazenda)”, explicou Cid.
Atualmente, o projeto Santa Quitéria está em fase de licenciamento perante os órgãos ambientais. O investimento previsto pelo Consórcio é estimado em R$ 2,3 bilhões e, quando estiver em operação, deve gerar cerca de 2,8 mil empregos diretos e indiretos.