
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lúcia Andrade, em Santa Quitéria, teve projeto aprovado para disputar na Mostra Nacional de Robótica. O evento acontecerá em outubro, em Salvador (BA).
A iniciativa a ser apresentada é da horta escolar auto irrigada, que reutilizará a água desperdiçada do bebedouro e do ar-condicionado para irrigar este espaço que será construído no local, sendo também controlada de modo remoto pelos alunos.
“Ela terá sensores de umidade, temperatura, que serão acompanhadas por um app no celular. Por exemplo, nos finais de semana, dependendo de como vai estar a umidade do solo, a gente pode ativar automaticamente a irrigação. O intuito é fazer com que eles possam estar fazendo todo este acompanhamento”, explicou a professora Ana Eliza Mesquita.
As possibilidades de robótica começaram a ser discutidas desde o começo do ano e após a Mostra de Foguetes, foi aprimorada para a sustentabilidade, da necessidade de reutilizar de alguma maneira a grande quantidade de água desperdiçada destes equipamentos.
A escola estará representada por estudantes do 9º ano, sob orientação do professor Herculano Ferreira. Agora, a ideia será aprimorada nos ajustes finais e preparada toda a logística para a viagem do grupo. “Estamos muito satisfeitos e radiantes com o resultado. Santa Quitéria está de parabéns por ter alunos que acreditam no seu potencial, eles são protagonistas de todas essas ações”, destaca a professora.
Em 2022, foi desenvolvida lá a Calculadora VIP (Visualmente Inteligente para Projetar), com o propósito de suprir a necessidade que existe entre as pessoas com perda ou redução da capacidade visual, para realizar operações matemáticas.