Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Escola Lúcia Andrade disputará mostra nacional de robótica com horta auto irrigada

Pelo 2º ano consecutivo, a escola municipal de Santa Quitéria participará da competição, que desta vez ocorrerá em Salvador

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: A Voz de Santa Quitéria
04/09/2023 às 13h28
Escola Lúcia Andrade disputará mostra nacional de robótica com horta auto irrigada
Foto: Júlio Gaúcho/AVSQ

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lúcia Andrade, em Santa Quitéria, teve projeto aprovado para disputar na Mostra Nacional de Robótica. O evento acontecerá em outubro, em Salvador (BA).

A iniciativa a ser apresentada é da horta escolar auto irrigada, que reutilizará a água desperdiçada do bebedouro e do ar-condicionado para irrigar este espaço que será construído no local, sendo também controlada de modo remoto pelos alunos.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Ela terá sensores de umidade, temperatura, que serão acompanhadas por um app no celular. Por exemplo, nos finais de semana, dependendo de como vai estar a umidade do solo, a gente pode ativar automaticamente a irrigação. O intuito é fazer com que eles possam estar fazendo todo este acompanhamento”, explicou a professora Ana Eliza Mesquita.

As possibilidades de robótica começaram a ser discutidas desde o começo do ano e após a Mostra de Foguetes, foi aprimorada para a sustentabilidade, da necessidade de reutilizar de alguma maneira a grande quantidade de água desperdiçada destes equipamentos.

A escola estará representada por estudantes do 9º ano, sob orientação do professor Herculano Ferreira. Agora, a ideia será aprimorada nos ajustes finais e preparada toda a logística para a viagem do grupo. “Estamos muito satisfeitos e radiantes com o resultado. Santa Quitéria está de parabéns por ter alunos que acreditam no seu potencial, eles são protagonistas de todas essas ações”, destaca a professora.

Em 2022, foi desenvolvida lá a Calculadora VIP (Visualmente Inteligente para Projetar), com o propósito de suprir a necessidade que existe entre as pessoas com perda ou redução da capacidade visual, para realizar operações matemáticas.