
120 pacientes de Santa Quitéria já fizeram suas cirurgias eletivas em que aguardavam há bastante tempo na fila de espera da rede pública, através do programa Plantão Cirurgias, do Governo do Estado. Na manhã de hoje (11/09), foi divulgado o novo balanço de cinco meses do projeto, que apontou uma redução de 38 mil em todo o Ceará.
Nos meses de julho e agosto, foi quando houve o maior número de procedimentos na cidade, num total de 62. O Governo não disponibilizou o número atual de pessoas de Santa Quitéria que ainda aguardam para realizar alguma cirurgia eletiva — que não é um procedimento considerado de urgência e pode ser programado. O objetivo é zerar até o final de 2023.
As especialidades contempladas são oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, urologia, nefrologia, neurologia e vascular.
É importante que a população que está aguardando na fila, atualize o seu cadastro na plataforma Saúde Digital, para evitar inativação do mesmo. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, há pacientes com informações inexistentes, como número de telefone ou endereço.
“É condição fundamental a atualização do cadastro. Estamos com certa dificuldade, porque algumas pessoas ainda não fizeram essa atualização. A gente tem mais de 16 mil pacientes que a gente não conseguiu [contato]. Então, convocamos para o Estado poder, o quanto antes, estar chamando através da Secretaria”, declararam o governador em exercício Evandro Leitão e a secretária Tânia Mara Coelho.
Esses dados são utilizados para entrar em contato com o paciente no momento de agendar a consulta pré-cirúrgica com o especialista. Ao qualificar a fila cirúrgica, a equipe entra em contato com o paciente por telefone. Caso as ligações não sejam atendidas, é feito novo contato por aplicativo de mensagem.
Como atualizar cadastro para cirurgias eletivas