
Neste domingo (24/09), após uma semana de árduos e intensos trabalhos, deixaram a região da Serra das Cobras em Santa Quitéria, as forças de combate ao incêndio florestal que, em pouco tempo, se tornou um dos maiores da história do município em danos e impactos ambientais.
Durante o sábado, a equipe, composta pelo Corpo de Bombeiros e brigadistas do Prevfogo, fez o rescaldo na área, estando assim totalmente controlado e não oferecendo mais riscos. Passado este triste episódio, o foco agora se concentra em tentar estimar o rastro de destruição deixado neste, como também traçar estratégias de contenção mais céleres para novos casos.
Em meio as dificuldades de relevo e climáticas, os mateiros da região também tiveram papel fundamental nesta operação, chegando a locais onde os bombeiros não conseguiram ter acesso, na parte mais alta e debelando os focos com muita braveza.

O fogo, que iniciou por volta do dia 15, teria sido provocado, segundo informações, por caçadores ou coletores de mel silvestre. Foram utilizados para o combate direto, equipamentos como abafadores, bombas costais, sopradores e ferramentas manuais, além de aceiros para controlar o alastramento.
Ao longo da operação, os bombeiros tiveram que lidar também com a presença de animais que oferecem risco, bem como constataram que outros morreram em decorrência da intoxicação pela fumaça e pela queima.