
Uma das 25 primeiras unidades de ensino profissionalizante do estado do Ceará, a EEEP Monsenhor Luís Ximenes Freire celebra nesta terça-feira (03/10), 15 anos de atuação no campo educacional de Santa Quitéria, contribuindo significativamente para a formação e inserção de novos profissionais técnicos no mercado de trabalho. Uma solenidade nesta manhã com a presença de alunos, professores e autoridades locais na quadra esportiva, abriu a programação que se transcorreu durante todo o dia, com atividades comemorativas em alusão a data.
Estima-se que cerca de 5 mil alunos tenham passado pela escola ao longo deste período, com 36 turmas formadas nos cursos de Logística, Administração, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Contabilidade, Comércio, Finanças, Enfermagem e Informática, sendo estes dois últimos os mais demandados pela comunidade.

“O momento representa um misto de sentimentos, de gratidão, missão sendo cumprida a cada dia, reconhecimento por todos aqueles que já passaram nesta história, pelo Estado ter pensado, acreditado e investido desde 2008 na formação de tempo integral e profissionalizante. A transformação dos projetos de vida dos alunos, que escolhem estar aqui conosco; professores focados na recomposição das aprendizagens, poder contribuir cada vez mais para que o jovem quiteriense tenha um lugar bacana e um futuro melhor”, destacou a diretora Gisela Araújo.
Lídia Moura, estudante do 1º ano e presidente do Grêmio, avalia que “cada estudante que aqui passa deixa um marco, uma história e é gratificante perceber que está sendo exercida por estas pessoas, vestir a camisa e fazer coisas que satisfaçam os estudantes, Grupo Gestor e em prol de um convívio” e que sua experiência no campo da Administração permitirá ramificar para outros caminhos.

Ainda nesta terça, houve apresentação do coral, momento ecumênico, comunicação (vídeo institucional, edital para seleção do hino e lançamento do Instagram da escola), Festival de Danças Tradicionais Nordestinas e finalizando cantando os parabéns com todos.

A história começou em agosto de 1976, com o nome de Escola de 1º Grau Cel. Professor Murilo Serpa, tendo trocado a denominação pouco tempo depois para Manoel Rufino Magalhães, em homenagem ao doador do terreno para a construção da mesma. Assim permaneceu até setembro de 2014, quando migrou para as novas instalações ao lado do Parque de Exposição e passou a funcionar com o novo nome, em memória ao ex-pároco de Santa Quitéria. Ela possui 12 mil m² de área construída, com capacidade para acolher até 540 alunos.