Moradores do município de Santa Fé de Goiás, a cerca de 260 km da capital goiana, foram surpreendidos por um fenômeno natural atípico: uma nuvem de poeira. A cidade ficou encoberta por uma cortina de terra vermelha na tarde dessa segunda-feira (2/10), além de ser atingida por uma grande ventania.
De acordo com os residentes da cidade, o fenômeno teve duração de aproximadamente 20 minutos. Depois disso, choveu por cerca de 1 hora.
Apesar de ser considerado atípico, a nuvem de poeira não é anormal. Geralmente, há uma junção de fatores como: vários dias com temperaturas elevadas próximas aos 40 graus, umidade baixa, muitas vezes abaixo de 15%, e a chegada de uma frente de instabilidade que provocou um contraste térmico.
Em 2021, municípios do interior paulista também foram atingidos por nuvens de poeira. “Os redemoinhos são comuns, mas essas tempestades de areia com rajadas de vento nessa proporção não são comuns. O redemoinho é só o vento com movimento rápido circular levantando a poeira do solo”, afirmou a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, à época.