
Com o pagamento da última parcela do décimo terceiro salário feita até ontem (20), o comércio avalia como uma oportunidade de ganhos e de terminar o ano no saldo positivo, o “extra” no final de ano, casa com as festividades natalinas e as confraternizações.
Em Santa Quitéria, a estimativa é que o comércio local receba uma injeção financeira significativa, de pelo menos R$ 4,9 milhões, considerando o número de pessoas com carteira assinada no município. Essa quantia substancial deve impulsionar diversos setores da economia, desde o varejo até os serviços, gerando impactos positivos em diferentes segmentos.
Além do impacto direto no comércio, o 13º também beneficia mais de 2 mil trabalhadores do ramo industrial em Santa Quitéria, cujo grupo representa uma parcela significativa da força de trabalho quiteriense. No caso desta categoria, acredita-se que eles utilizem parte do valor para investir em suas necessidades pessoais, promovendo um ciclo de consumo.
A expectativa é que os consumidores aproveitem a renda extra para realizar compras, quitar dívidas ou investir em lazer, contribuindo para o fortalecimento da economia local.
Para Leonardo Santos, que é gerente de uma rede varejista, essa é a época de realização dos sonhos de consumo, a oportunidade de levar o tão sonhado produto da prateleira para casa. “O décimo terceiro aumenta o poder de compra das pessoas e essa é a oportunidade de adquirir um sonho, esperamos fechar o mês com praticamente tudo entregue ao cliente e que concluamos a meta o mês”, disse.
Para ficar ligado
O 13º salário é uma gratificação anual paga aos trabalhadores como um extra em relação ao salário mensal. Essa bonificação, geralmente paga em duas parcelas, uma até o final de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro, tem o propósito de proporcionar aos trabalhadores uma renda extra no final do ano, estimulando o consumo e contribuindo para a movimentação da economia.
Para facilitar a explicação, veja quem tem direito a receber o décimo terceiro:
