22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Enel promete deixar o Natal de muitas famílias em Santa Quitéria sem luz

Às vésperas da comemoração, o principal cartão postal da cidade, a Praça da Matriz, que está totalmente ornamentada para visitação, estava às escuras e ainda permanece, quase 24 horas depois

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
24/12/2023 às 17h05
Enel promete deixar o Natal de muitas famílias em Santa Quitéria sem luz
Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ

Centenas de famílias de Santa Quitéria, tanto da sede quanto do interior, vem enfrentando nos últimos dias, a humilhação e o descaso praticado pela concessionária de energia Enel e promete deixar nesta noite de Natal (24/12), inúmeras pessoas sem o fornecimento de energia em residências e comércios. Às vésperas da comemoração, o principal cartão postal da cidade, a Praça da Matriz, que está totalmente ornamentada para visitação, estava às escuras e ainda permanece, quase 24 horas depois, além das casas no seu entorno.

Nas ocorrências quando as equipes são acionadas para atender no local, a informação repassada aos clientes é de que estão trabalhando em quantidade reduzida, devido boa parte dos eletricistas estarem em greve na empresa terceirizada e que a mesma também acumula débitos em relação ao abastecimento dos veículos. Essa é uma das justificativas para o tempo de atendimento/reestabelecimento do serviço estar demorando além do comum, em alguns casos, com promessa para atender somente dois dias depois.

Diariamente, reclamações tem chegado de forma generalizada à redação do A Voz de Santa Quitéria, das mais diversas partes do município. A concessionária nega veementemente que esteja ocorrendo a referida situação, no entanto, é confirmado por todos os clientes que narraram os problemas, por ouvirem dos próprios funcionários.

Na localidade de Santa Úrsula, a comunidade está sem energia desde segunda-feira (18), sem previsão de quando se resolverá e sem conseguir qualquer contato com outras pessoas, relatando também prejuízos para as pequenas mercearias e moradores mais carentes e temerosos de que passem a virada do Ano Novo desta forma. Há uma semana, as fazendas Nova, Belém, Barra e outras nas adjacências também estão sendo prejudicadas, tendo um agravante de fiação elétrica solta, que inclusive já ocasionou mortes de animais.

Na semana anterior, pelo menos três empresas tiveram que contratar um gerador particular para poder funcionar com os seus serviços e assim não ficarem com prejuízos, enquanto aguardavam atendimento da Enel: Paço Municipal (sede da Prefeitura), Posto Nossa Senhora de Fátima e Farmácia Pague Menos.

À imprensa, a concessionária também impõe certa dificuldade para comunicar qual a real situação de energia elétrica que passa sobre a cidade e quais esforços tem feito para mediar ou evitar mais transtornos para seus usuários. O espaço está à disposição para esclarecimentos.