
Ocorreu na manhã desta quarta-feira (10/01) na Câmara Municipal de Santa Quitéria, a posse dos novos conselheiros tutelares para o mandato de 2024 a 2027. A eleição ocorreu no dia 1º de outubro, onde 7.729 quiterienses foram às urnas para escolher aqueles que representarão e defenderão os direitos das crianças e adolescentes.
Tomaram posse, os eleitos Gatíssimo, Edicarlos Pinheiro, Lucas Farias e Érica Barbosa e o primeiro suplente Cricy Oliveira. Os quatro primeiros já estavam no mandato anterior e este último assumindo a vaga do candidato Natálio Duarte de forma temporária, devido Natálio ter sido impedido judicialmente de ser empossado por ter cometido condutas vedadas durante a eleição. A decisão ainda cabe recurso e Cricy ficará no cargo até uma definição final da Justiça.
A solenidade contou com a presença da prefeita Lígia Protásio, vereadores, secretários, familiares dos conselheiros e representantes da Proteção Social.

A função do conselheiro em Santa Quitéria é receber denúncias e identificar eventuais infrações aos direitos das crianças e adolescentes, garantindo que não estejam em risco ou tenham sido violados, tendo como missão principal, protegê-los de quaisquer maus-tratos. As principais situações em que o órgão tem atuado na cidade, são referentes à negligência, evasão escolar e abuso sexual, principalmente na zona rural.
O coordenador administrativo do conselho, Lucas Farias, afirma que ser reeleito significa aprovação da população e a responsabilidade dobra. “É um trabalho difícil, a gente enfrenta o desconhecimento da população sobre o que é o trabalho do conselho, até do próprios órgãos as vezes, não tem um entendimento do que é realmente a atribuição do conselheiro. E além de tudo isso tem a falta de estrutura, que aos poucos a gente está conseguindo melhorar”, relata.
