
Com a proximidade do início do ano letivo em Santa Quitéria, muitos pais estão numa corrida para a pesquisa e compra dos materiais escolares essenciais para seus filhos. Nesse processo, além de avaliarem a qualidade dos produtos, também estão atentos a possíveis variações de valores dos produtos no município.
A pesquisa de preços é fundamental para realizar uma compra consciente, pois a previsão do setor é que os produtos fiquem entre 7% e 9% mais caros neste 2024, segundo informações da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares.
Daiane Timbó, moradora do bairro Primavera, destaca que um dos materiais mais caros neste ano é o caderno: "O produto mais caro da minha lista esse ano é o caderno. Os preços variam muito, porém, os de mais qualidade estão com o preço mais alto em relação a anos anteriores", manifesta.
Conforme o Procon, os fatores predominantes que influenciaram nos valores incluíram elevações nos custos de papel, embalagens e certos produtos importados, além das diferenças de preços observadas entre diferentes estabelecimentos.
Emilly Nascimento, vendedora de uma loja de variedades, menciona que apesar do aumento nos preços, as vendas não diminuíram. "Comparado ao ano passado, os produtos tiveram um leve aumento, e as pessoas, obviamente, reclamam. Apesar disso, temos muitas variações dos produtos essenciais como mochilas, cadernos e canetas, então nossas vendas estão até melhores que no ano passado", afirma.
Alexandra Vitor, do bairro Primavera, comenta que realiza uma ampla pesquisa antes de fazer as compras. "Os produtos com desenhos famosos do momento são mais caros. Então a pesquisa antes de comprar é muito importante para economizar e as vezes temos que escolher pelo preço ao invés do que a criança quer". Ela relata também ter percebido que os itens que mais sofreram aumento de valor para este ano letivo, foram as mochilas e os cadernos.