19°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Evandro Leitão precisa avermelhar sua pré-campanha em Fortaleza

Confira a coluna do jornalista Reginaldo Silva

01/06/2024 às 19h57
Por: Reginaldo Silva
Compartilhe:
Aurélio Alves/O POVO
Aurélio Alves/O POVO

O resultado do levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta sexta-feira, 31 de maio, acende a luz amarela para pré-campanha de Evandro Leitão, pré-candidato à prefeitura de Fortaleza apoiado pela base do governo do estado.

Evandro venceu as prévias da legenda petista em votação do partido com 200 delegados. Os pré-candidatos da sigla foram ficando no meio do caminho por conta do apoio maciço das principais lideranças do PT ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará; ministro da Educação, Camilo Santana, governador do estado, Elmano de Freitas e do líder do governo Lula, deputado federal José Guimarães.

Assim, não restou alternativa para Luizianne Lins que pleiteava a indicação do partido, a não ser a retirada do nome da disputa no apagar das luzes da votação.

Evandro Leitão tem um estilo semelhante ao de Camilo Santana. Ele foi líder do governo Camilo e depois presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. As duas funções exigem capacidade de diálogo e controle emocional para apagar incêndios políticos, essas qualidades Evandro tem de sobra.

As semelhanças políticas de estilo de Camilo e Evandro ajudaram muito até a indicação do nome da legenda na cúpula petista e na base aliada. O cenário da disputa agora é outro, a estratégia é outra, o campo de batalha é outro, os números passam a reger esse novo momento, assim como uma bússola, que nos aponta o Norte.

Evandro precisa ter capacidade de adaptabilidade na sua nova casa, o PT. Camilo tinha um estilo próprio de navegar nas ondas desse mar vermelho. Já Evandro, precisa avermelhar seu estilo para começar a navegar.

Camilo, Lula, Ciro e Bolsonaro tem estilos políticos e pensamentos antagônicos, cada um com suas particularidades e, funciona para cada um deles, no seu devido tempo, com suas respectivas autenticidades.

A pesquisa do Instituto Paraná mostra que aqueles pré-candidatos que se mantiveram fiéis aos seus estilos, estão melhor posicionados na corrida para prefeitura de Fortaleza. É óbvio que esse quadro é apenas um retrato do momento, mas o desenho mostra o que a população da capital está pensando e para qual direção está apontando.

Wagner fez um leve movimento da direita para o centro, sem abandonar suas pautas prioritárias. Sarto em meio ao racha do PDT com o PT, soube se comportar sem perder sua identidade. André Fernandes é o mais fiel dos fiéis ao seu estilo e sua bandeira conservadora. Evandro saiu do PDT para o PT, disputou a indicação da pré-candidatura com o que há de mais raiz dentro do petismo. Ele se manteve fiel ao seu estilo, mas, as circunstâncias mudaram e gritam para que ele entre no ritmo do time e no calor da torcida.

Na política, assim como no futebol, não dá para vestir a camisa de um time, com a cabeça na equipe da qual se despediu. Ao fim e ao cabo, Evandro Leitão precisa avermelhar sua pré-campanha para ganhar a confiança do time e dos torcedores, porque da diretoria ele já tem.

Reginaldo Silva
Sobre o blog/coluna
Reginaldo Silva é professor, radialista e jornalista.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade