22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Pastor usado como laranja por facção é preso na porta da igreja

Leonardo Belchior de Souza era foragido da Operação Fim do Mundo, deflagrada em 2023 pela Delegacia de Repressão a Drogas, da PF

Josyvânia Monteiro
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: Metrópoles
02/06/2024 às 14h29
Pastor usado como laranja por facção é preso na porta da igreja
Foto: Divulgação / Redes Sociais

Um pastor identificado como Leonardo Belchior de Souza (foto em destaque), de 44 anos, foi preso acusado de envolvimento com a facção criminosa carioca Terceiro Comando Puro (TCP) no início da noite desse sábado (1º/6). O homem era foragido da Operação Fim do Mundo, deflagrada em janeiro de 2023 pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) em quatro estados.

Segundo a PF, o preso, já denunciado, era um dos “laranjas” (no contexto dos crimes financeiros, o termo “laranja” é usado para descrever uma pessoa ou entidade que, intencionalmente ou não, serve como uma fachada para ocultar atividades financeiras ilícitas), da organização criminosa especializada em lavar dinheiro do tráfico de drogas e armas da facção do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade
Anúncio

A localização e captura foram realizadas por policiais federais em frente a uma igreja, em Juiz de Fora (MG). Eles cumpriram mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital do Rio de Janeiro.

O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Juiz de Fora para as formalidades decorrentes da prisão judicial e, posteriormente, será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

No Instagram, o religioso costumava fazer vídeos abençoando as comunidades dominadas pelo TCP e “livrando-as das ações dos traficantes”.