A partir do próximo dia 20 de julho, começa a temporada das convenções partidárias, período em que serão discutidas coligações e escolhidos os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As deliberações seguem até 5 de agosto. Até lá, os bastidores políticos seguem movimentados com negociações e articulações para as composições.
Considerando os quatro pré-candidatos lançados em Santa Quitéria: Braguinha (PSB), Lígia Protásio (PT), Tomás Figueiredo (MDB) e Pastor Ximenes (NOVO), surgem as especulações sobre quem será escolhido vice em cada chapa.
Tradicionalmente, essas definições são deixadas para o final do período de convenções, mas, nesta eleição, a escolha tem uma importância adicional: por 10 meses neste mandato, o comando do Executivo foi assumido pela vice-prefeita, devido ao afastamento do titular por decisão judicial, o que torna o "casamento" com o companheiro de chapa ainda mais crucial.
O candidato à reeleição pelo PSB mantém o suspense sobre seu vice, mas dois nomes são mencionados nos bastidores: Marcelo Magalhães e Oliveira Motos. Rayana Bendor é descartada devido estar filiada ao PT, e o PP, que tinha interesse em fazer uma indicação, pode acabar limitando-se à chapa de vereadores.
A vice-prefeita e candidata pelo PT praticamente já definiu seu vice, com Volney Limeira, advogado e presidente do Republicanos, que já é visto em visitas e reuniões políticas com ela. Volney já disputou como vice de Marcelo Magalhães em 2016 e participou dos bastidores da eleição de 2020. Atualmente, está à frente do Republicanos, organizando a chapa de vereadores.
O ex-prefeito, que teve Sônia Paiva como vice na última disputa, pode optar novamente por uma chapa "caseira". Há rumores de que o ex-vereador Mãezinha possa indicar seu filho, o engenheiro Anascélio Filho. No entanto, Tomás é conhecido por deixar a escolha para a última hora e pode surpreender com um nome inesperado.
O candidato do NOVO, líder evangélico, já apresentou em suas redes sociais seu vice: o professor Evelardo Bié, que teve um papel fundamental na estruturação do partido no município.
Conhecido por sua dinâmica, o cenário político quiteriense é uma verdadeira caixinha de surpresas e até o dia 05, novos nomes e reviravoltas poderão surgir, para dar início a campanha.