22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Suspeito de ataques cibernéticos a prefeituras e bancos é preso em Fortaleza

O homem, de 22 anos, estava com um mandado de prisão expedido pelo Distrito Federal. Ele foi preso em uma residência no bairro Panamericano

23/07/2024 às 16h15
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: Opinião Ce
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Sigma Telecom
Foto: Divulgação / Sigma Telecom

Um trabalho investigativo realizado em conjunto entre as Polícias Civis do Estado do Ceará (PCCE) e do Distrito Federal (PCDF) resultou na prisão de um homem que estava sendo investigado por ataques cibernéticos em vários estados brasileiros, vazamento de dados de instituições financeiras e divulgação de conteúdos privados em ambiente virtual. O suspeito foi preso por força de cumprimento de mandado de prisão preventiva, na tarde de segunda-feira (22), no bairro Panamericano, na capital cearense.

Os trabalhos investigativos iniciaram com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os policiais identificaram que o homem estaria envolvido em diversos ataques cibernéticos praticados utilizando um apelido na internet, “Karamujo”. Dentre os crimes identificados, estão ataques a servidores de prefeituras municipais de vários estados do Brasil; vazamento de dados de uma instituição bancária com sede em Brasília; além de invasão e divulgação de arquivos particulares.

Com as informações repassadas à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), os policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), contando com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), identificaram a residência em que o suspeito reside, em Fortaleza. Com os levantamentos, os policiais empreenderam diligências com o objetivo de cumprir a ordem judicial contra o suspeito.

Na casa, os policiais abordaram o homem, de 22 anos, que estava com um mandado de prisão em aberto expedido pela 7ª Vara Criminal de Brasília do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O suspeito estava sendo investigado pelos crimes de corrupção de menores, associação criminosa, receptação e invasão de dispositivo informático. Com ele, foi apreendido um aparelho celular, que será utilizado para subsidiar novas investigações policiais.

Após a captura, o homem foi conduzido à Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), onde foram realizados os procedimentos cabíveis para cumprimento do mandado de prisão preventiva. Em seguida, ele foi encaminhado para uma unidade do sistema prisional cearense, onde foi colocado à disposição do Poder Judiciário. A unidade especializada da Polícia Civil do Ceará seguirá com as investigações em andamento com o objetivo de identificar outros crimes em que o homem tenha envolvimento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade