22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Homem é condenado a 20 anos de prisão acusado de matar o tio no Ceará

A pena será cumprida inicialmente em regime fechado, e o réu não poderá recorrer em liberdade.

25/07/2024 às 09h12
Por: Rita de Cássia Fonte: GC Mais
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na quarta-feira (24), o Conselho de Sentença da 4ª Vara do Júri de Fortaleza condenou Ewerton Jhordan Neris Soares a 20 anos e três meses de prisão pelo homicídio de seu tio. A pena será cumprida inicialmente em regime fechado, e o réu não poderá recorrer em liberdade.

O caso remonta ao dia 28 de abril do ano passado, quando Ewerton Jhordan dirigiu-se à residência do tio no bairro Vicente Pinzon. Insatisfeito com o fato de que o tio morava na casa de sua mãe, o réu começou a xingá-lo. Apesar de a vítima ter se recusado a abrir o portão, Ewerton forçou a entrada e, armado com uma faca, atacou o parente. A vítima, que foi socorrida ainda com vida, não sobreviveu aos ferimentos. Testemunhas relataram que Ewerton apresentava comportamento agressivo e incontrolável, especialmente quando sob efeito de drogas.

Durante o julgamento, Ewerton alegou que agiu em legítima defesa, mas os jurados o consideraram culpado de homicídio qualificado com motivação fútil. O júri, realizado no Fórum Clóvis Beviláqua, foi presidido pelo juiz auxiliar da 4ª Vara do Júri da Capital, Tadeu Trindade de Ávila.

A celeridade do processo foi destacada, com o caso sendo concluído em pouco mais de um ano e dois meses desde a data do crime. Esse avanço é parte do programa “Tempo de Justiça”, que visa acelerar os processos de crimes dolosos contra a vida, com autoria esclarecida. O programa é uma parceria entre o Poder Judiciário e o Executivo, incluindo a Vice-Governadoria do Estado, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil, Perícia Forense (Pefoce), Ministério Público e Defensoria Pública. Sob a coordenação da desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, o programa monitora mensalmente os processos e busca aprimorar a eficiência do sistema judiciário.

Publicidade
Publicidade
Publicidade