22°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Mulher quase perde a vida ao contrair doença por não lavar garrafa térmica; saiba como evitar o problema

Uma usuária do Tiktok viralizou na rede ao compartilhar a perigosa experiência com os seguidores para que não cometam o mesmo erro

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O Globo
22/01/2025 às 14h05
Mulher quase perde a vida ao contrair doença por não lavar garrafa térmica; saiba como evitar o problema
Foto: Reprodução

Os especialistas recomendam beber água ao longo do dia para se manter hidratado. Para fazer isso, muitas pessoas investem em garrafas térmicas para não precisarem comprar garrafas plásticas. No entanto, poucos limpam esses recipientes adequadamente. Existe uma crença popular de que não há necessidade de lavá-lo, pois a água com a qual é preenchido pode cumprir essa função. No entanto, a má limpeza desses produtos pode causar doenças.

Garrafas não lavadas também podem desenvolver mofo, começar a cheirar mal ou adquirir sabores estranhos. As pessoas podem até ficar doentes, como aconteceu com a americana Kae Smith, uma mulher que desenvolveu bronquite por não lavar o recipiente de água.

Continua após a publicidade
Anúncio

A mulher, dos Estados Unidos, sofreu episódios recorrentes da doença por vários meses, culminando em inflamação do revestimento dos brônquios. Tudo por não limpar sua garrafa térmica. Kae documentou sua história no TikTok e mostrou o que encontrou quando desmontou sua garrafa de água para limpá-la completamente. A jovem achou mofo cobrindo o bocal de silicone.

- Eu tive um resfriado leve, mas não foi embora. Fui ao pronto-socorro por causa da bronquite. Claro, recebi um inalador e algumas pílulas e tive urticária como resultado das pílulas. Ótimo, não aguento mais. A bronquite leva mais tempo do que deveria para desaparecer. Isso melhora depois de três semanas, mas então eu tive uma infecção sinusal - disse ela.

Se não forem secas adequadamente, as garrafas de água são propensas à formação de mofo. Isso ocorre porque a umidade residual pode se acumular, criando um ambiente ideal para o crescimento desse tipo de fungo.

"Os esporos de mofo, que são onipresentes no meio ambiente, podem se depositar em superfícies úmidas e começar a crescer. Além disso, se a água dentro da garrafa não for substituída regularmente, a matéria orgânica da saliva ou de outros contaminantes pode fornecer nutrientes para o mofo prosperar" explica 0 professor Benjamin Turner, do Departamento de Biologia da Universidade do Alabama em Birmingham, à mídia da universidade.