Uma família de Gaspar, no Vale do Itajaí, levou um verdadeiro susto nesta semana. Em dois dias, eles encontraram oito filhotes de cobra coral verdadeira dentro de casa. Alguns, inclusive, no sofá da sala. A espécie é uma das mais venenosas do Brasil e os bombeiros precisaram ser chamados. Na residência, moram um casal e três crianças, entre elas um bebê de apenas cinco meses.
A situação começou no domingo (16), quando um dos pequenos percebeu duas cobras pequenas e chamou os pais. A situação causou preocupação e a família começou a arredar os móveis para ver se não tinha mais serpentes. Foi então que encontraram outros dois filhotes. Uma empresa de limpeza foi chamada nesta segunda-feira (17) e durante o serviço a equipe achou mais uma coral verdadeira.
Neste momento, a família decidiu que era melhor ligar para os bombeiros. Quando a corporação chegou, se deparou com mais três filhotes. Segundo o chefe de socorro, a residência, localizada no bairro Gasparinho, fica em uma área próxima da mata e com rios por perto, o que torna o local mais propício para o aparecimento de animais peçonhentos.
Os bombeiros acreditam que a mãe destes filhotes deve estar na região e não descarta a possibilidade de que tenha mais serpentes recém-nascidas no entorno do imóvel. Apesar de toda a situação assustadora, não houve nenhum acidente por causa das cobras na casa da família gasparense.
Conforme a Fundação Oswaldo Cruz, a espécie tem um veneno neurotóxico muito potente. Na prática, o efeito bloqueia o sistema neuromuscular e causa insuficiência respiratória, visão turva, dificuldades para deglutição e vômito. O tratamento em caso de picada deve ser realizado em hospital.