22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Casa Amiga da Criança enfrenta falta de profissionais e aumenta a fila de espera

A principal demanda hoje está para psicologia e fonoaudiologia, que somados, tem mais de 400 pacientes

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa
26/03/2025 às 16h49
Casa Amiga da Criança enfrenta falta de profissionais e aumenta a fila de espera
Thiago Rodrigues/AVSQ

Há quase 90 dias, a Casa Amiga da Criança de Santa Quitéria tem apresentado um quadro reduzido com falta de profissionais, a ponto de não ter atendimentos específicos. O equipamento atende pessoas com deficiência de diversas idades, como crianças, adolescentes e idosos, tanto da sede como do interior, que são prejudicados com a falta de profissionais.

A principal demanda hoje está para psicologia e fonoaudiologia, que somados, tem mais de 400 pacientes e a fila de espera segue aumentando. Neste mesmo quadro, também está afetado um anexo que funciona no distrito de Lisieux.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em entrevista a Plus FM, a secretária de saúde Patrícia Ximenes explicou que o problema da falta de profissionais se dá devido à alguns cargos do concurso público não terem sido preenchidos, e também, pela falta de interesse em fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Para resolver o problema, tem aguardado soluções entre discussões da Procuradoria do Município com o Ministério Público para fazer essas contratações. 

Segundo Patrícia, o espaço em que a Casa Amiga está localizada também é um ponto que deve ser melhorado, o que já vem sendo discutido devido à quantidade de pessoas que precisam de atendimento, no que o espaço atual não suporta mais. A possibilidade é de que seja mudado para o local onde funciona a Secretaria de Educação, onde lá atenderia a equipe multiprofissional.

Ela afirma que o prazo para normalizar a questão dos profissionais que passaram no concurso público é até o dia 31 de março. E espera, até o final do ano, ter uma estabilidade de servidores no serviço e para contratação.