Um homem foi detido no último domingo (1º) no Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji Maharaj, em Mumbai, na Índia, após tentar contrabandear dezenas de animais, incluindo 47 cobras venenosas. O passageiro havia embarcado em um voo direto de Bangkok, na Tailândia, e carregava na bagagem 44 víboras indonésias, cinco tartarugas de folha asiática e três víboras-com-chifres-de-cauda-de-aranha, espécie extremamente rara.
De acordo com a administração do aeroporto, a movimentação do homem não levantou suspeitas durante o voo nem nas inspeções de raio-x. No entanto, ao passar pelo controle da alfândega, agentes do aeroporto encontraram as cobras venenosas e os demais animais vivos acondicionados dentro das malas.
Imagens divulgadas nas redes sociais pelas autoridades alfandegárias mostram a diversidade e a periculosidade das espécies, o que gerou forte repercussão nas redes sociais e fez com que o caso viralizasse em vários países.
Todas as espécies são protegidas por leis ambientais e, no caso das serpentes, altamente perigosas. A suspeita é de que o passageiro atuava como “mula” para uma rede de tráfico internacional de fauna silvestre.
O homem, que não teve o nome divulgado, foi preso e levado a uma unidade prisional em Mumbai, onde permanecerá à disposição da Justiça enquanto ocorrem as investigações. Os animais foram entregues a órgãos ambientais responsáveis, mas até o momento não há informações sobre o estado de saúde deles.