Um morador de Bragado, na Argentina, será indenizado em 16 milhões de pesos argentinos (equivalente a R$ 70 mil, na cotação atual) por aparecer nu em uma imagem do Street View, recurso do Google Maps que disponibiliza vistas panorâmicas ao nível do chão. A decisão judicial foi divulgada nesta quinta-feira, 24, pela imprensa argentina.
As imagens foram registradas por um carro pertencente ao Google que mapeava as ruas do município argentino, que fica a 210 km de Buenos Aires. Os registros mostram a fachada da residência do homem, em um ângulo que permitia enxergar o interior do quintal. Lá, ele estava sem roupas, de costas.
Embora o Street View borre o rosto de pessoas que aparecem em suas imagens, a defesa afirma que nesse caso específico o reconhecimento era possível, uma vez que a identificação do endereço permitia que usuários da ferramenta soubessem de quem se tratava o corpo nu, mesmo estando de costas.
O conteúdo foi exibido em uma reportagem de TV e rapidamente viralizou nas redes sociais, gerando zombarias por parte de conhecidos da vítima. Após descobrir sobre as imagens, o morador de Bragado se isolou em casa. Para a Justiça argentina, o episódio violou a privacidade e a dignidade do homem.
A sentença de 16 milhões de pesos foi confirmada pela Câmara Nacional de Apelações em matéria civil. Embora o tribunal reconheça a autorização do Google para fazer os registros, ordenou a remoção da imagem, afirmando que nenhuma pessoa “quer aparecer diante do mundo como veio ao mundo”.