Uma tentativa de golpe com comprovante falso de PIX acabou se transformando em uma história inusitada em Anápolis (GO). Após desconfiar de um pedido no valor de R$ 254, Vitor de Sousa Silva, dono de uma lanchonete, decidiu responder com criatividade: em vez dos oito sanduíches, batata frita, três açaís, um creme de maracujá e um refrigerante solicitados, enviou uma embalagem recheada de pedras e água.
O responsável pelo estabelecimento percebeu que o pagamento não havia caído na conta, apesar do envio de um comprovante. Para evitar prejuízo e ainda ironizar a situação, ele e a equipe montaram um “X-Pedra”.
Em entrevista à TV Anhanguera ele explicou que “juntou o que o povo tinha comido antes, pedra, tudo que tinha na rua...”. “No açaí, nós colocamos água.” A entrega foi feita normalmente por um entregador. A surpresa maior veio depois quando o suposto golpista devolveu a ironia, elogiando o falso lanche. “Não foi a coca e o creme de maracujá. Maravilhoso seus sanduíches. Pedirei mais vezes. Obrigada”, escreveu em mensagem.
O episódio acende um alerta sobre golpes que usam comprovantes falsos de PIX, especialmente em pequenos comércios. “Às vezes você está na correria e não olha o comprovante. Eu falei, rapaz, nós vamos ter que curtir um pouco”, disse o empresário à TV Anhanguera.
Na embalagem do pedido, a lanchonete escreveu a mensagem: “pix falso, lanche falso”.