22°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

STF garante acesso de mulheres vítimas de violência doméstica ao BPC

Decisão com repercussão geral reconhece competência da Justiça estadual para autorizar benefício do INSS em casos de vulnerabilidade

18/08/2025 às 13h00
Por: Fonte: CBN
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O STF formou maioria neste domingo (17), para garantir que mulheres vítimas de violência doméstica possam receber o Benefício de Prestação Continuada do INSS. O relator, ministro Flávio Dino, foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Dias Toffoli.

O julgamento ocorre no sistema do plenário virtual e será concluído nesta segunda-feira. O caso tem repercussão geral. O entendimento da corte é de que a Justiça estadual, inclusive a criminal, tem competência para determinar o pagamento do benefício quando a vítima é de baixa renda e não possui vínculo previdenciário.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, considera as mulheres que estão afastadas do trabalho por risco de nova agressão e em situação de vulnerabilidade. Já nos casos em que a mulher é segurada, o auxílio deverá ser de natureza previdenciária. No voto, Dino também estabeleceu que cabe à Justiça Federal julgar ações regressivas do INSS contra os agressores.

Apesar da decisão, o pagamento não será automático: será necessário fazer pedido judicial, e o INSS deverá editar uma portaria para regulamentar a concessão. O Instituto poderá ainda cobrar os valores diretamente dos agressores. O impacto financeiro da medida não foi calculado.

Santa Quitéria, CE
28°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 38°

28° Sensação
11.77km/h Vento
49% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h20 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Sex 38° 23°
Sáb 38° 23°
Dom 38° 24°
Seg 38° 23°
Ter 38° 23°
Atualizado às 20h13
Publicidade