
O IBGE divulgou nesta semana os nomes mais populares do Brasil em 2025, e o levantamento revelou um retrato curioso da influência política sobre as escolhas familiares. Segundo os dados, 2.452 pessoas têm o sobrenome Lula, enquanto Bolsonaro aparece em 241 registros.
O mapa mostra uma diferença regional evidente. O nome Bolsonaro se concentra exclusivamente no estado de São Paulo, enquanto Lula aparece em 19 estados brasileiros, o que indica uma presença mais espalhada pelo país.
Os dados fazem parte do Censo de Nomes do IBGE, que reúne informações de registros civis de todo o país e reflete, em parte, as referências culturais e políticas que influenciam as famílias brasileiras no momento de escolher o nome dos filhos.