24°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Universitário de Sobral compartilhou “acertos” em outras edições do Enem

Edcley Teixeira também se manifestou em seu perfil, declarando que desenvolveu “atalhos cognitivos” que já aprovaram alunos em questão de “pouquíssimos meses”

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O POVO
19/11/2025 às 00h24
Universitário de Sobral compartilhou “acertos” em outras edições do Enem
Foto: Reprodução

A anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi comunicada nesta terça-feira, 18, após relatos sobre a antecipação de itens similares. A suspensão envolve live realizada pelo universitário Edcley de Souza Teixeira, responsável por uma monitoria online de preparação para o Enem.

Teixeira também se manifestou em seu perfil, declarando que desenvolveu “atalhos cognitivos” que já aprovaram alunos em questão de “pouquíssimos meses”. Além disso, antes da live apontada pelos internautas, o estudante havia compartilhado outros “acertos” em edições prévias do Enem.

Continua após a publicidade
Anúncio

Identificado por monitorias que abrangem as áreas de estudo do Enem, o universitário cursa Medicina no município de Sobral. O conteúdo, compartilhado em perfis na rede social e no YouTube, aponta um “método validado” para aprovação.

A polêmica na última edição do exame nacional aconteceu cinco dias antes, durante uma transmissão de Teixeira que pretendia revisar questões. Os vídeos não estão disponíveis atualmente, mas os internautas resgataram supostas capturas de tela com os itens similares. “O Enem é ‘repetido’ e/ou reformulado. Basta usar engenharia reversa (estudo de provas anteriores) que você descobre as tendências. A minha monitoria é a única do País que oferece isso”, descreveu Edcley em seu perfil na rede social.

Em 10 de janeiro de 2023, o universitário afirmou ter acertado os dois temas da redação Enem 2022, em sua edição normal e para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). A publicação mostra uma mensagem de texto, em que Edcley envia links sobre possíveis conteúdos.

“Ao ser solicitado pelo cursinho que eu trabalhava a apostar em alguns temas, para que os alunos terminassem mensalmente, eu apostei nos dois que caíram no Enem 2022”, disse. “Não é a primeira vez que acerto. Na verdade, quase sempre acerto. Porém, dessa vez, foi extraordinário e merece postagem”.

Um registro feito por um veículo de comunicação local também destaca como o monitor de estudos “previu” seis questões do Enem 2024.

A prova aplicada no Prêmio Capes Talento Universitário, segundo declaração de Edcley, seria utilizada como “pré-teste” para o exame. Ele acrescenta que memorizou as questões apresentadas, reproduzindo-as para os alunos.