Sábado, 10 de Janeiro de 2026
21°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Piso salarial dos professores terá reajuste real em 2026, anuncia ministro Camilo Santana

Mudanças devem ser anunciadas ainda neste mês de janeiro e formalizadas por meio de medida provisória.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
09/01/2026 às 09h11
Piso salarial dos professores terá reajuste real em 2026, anuncia ministro Camilo Santana
Foto: Helene Santos/Governo do Ceará

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou nesta quinta-feira (8) que o piso salarial dos professores da educação básica terá reajuste acima da inflação em 2026. Segundo o ministro, o Governo Federal vai alterar o modelo atual de cálculo, que, da forma como está, resultaria em um aumento considerado irrisório para a categoria.

A declaração foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Fernando Haddad, da Fazenda. De acordo com Camilo, as mudanças devem ser anunciadas ainda neste mês de janeiro e formalizadas por meio de medida provisória.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A regra atual vai dar apenas 0,37% para os professores. Isso é inadmissível”, afirmou o ministro. Ele destacou que o piso do magistério é definido por uma lei aprovada em 2008 pelo Congresso Nacional, mas que o cenário atual exige uma revisão do cálculo para garantir valorização real aos profissionais da educação.

Camilo Santana reforçou que o reconhecimento da importância dos professores passa pela valorização salarial. “O professor precisa ser reconhecido, precisa ser valorizado”, disse. Segundo ele, o objetivo do governo é assegurar um reajuste que represente ganho real, superando a inflação prevista para o período.

A expectativa é que as novas regras sejam anunciadas até o dia 15 de janeiro. “Nós temos até esse mês de janeiro pra anunciar. A gente quer aí, em meados de janeiro, até o dia quinze, poder anunciar as novas regras”, explicou o ministro, acrescentando que a mudança dependerá de uma medida provisória para ter validade imediata.

O atual modelo de reajuste do piso é alvo de críticas de entidades representativas da categoria, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que defende mecanismos capazes de garantir aumentos reais anuais. Camilo finalizou a mensagem direcionando-se aos educadores: “Quero deixar claro para todos os professores e professoras desse país que em breve o presidente Lula estará anunciando mudanças em relação a esse cálculo e o novo percentual de reajuste para os professores de todo o Brasil”.