Em meus arquivos, tenho várias histórias parecidas a respeito do motor de luz.
Desde 2010 até a presente data, tento conseguir junto com as autoridades municipais o resgate dessa relíquia histórica, mas infelizmente, não consegui nada. Comentei recentemente com um amigo que “vou resgatar por conta própria porque nenhuma autoridade municipal teve o interesse de fazer coisa alguma a respeito”. Que é uma pena. “A história do município não dá votos” foi o que eu ouvi, essa foi a expressão usada por um político no qual tentei infrutiferamente realizar meu projeto de resgate cultural e histórico. Ainda em 2011 tive a oportunidade de conhecer o senhor Donald, um missionário norte-americano que residiu aqui em Santa Quitéria na década de 1060 e que fazia a manutenção do motor-gerador.
Eu e os senhores Richard Price e Ivar Green fomos à Ibiapina conhecer o senhor Donald com o objetivo de nos contar maiores detalhes sobre o gerador.Em 2012 tentei novamente, dessa vez com autoridades maiores, achando que iria funcionar, mas nada. A história de Santa Quitéria está ficando para último plano, até parece que o passado não significou nada para ninguém. Estou omitindo nomes dos políticos por razões éticas, porque o que eu queria realmente era expor os nomes das autoridades que riram de minha pessoa quando eu falava a respeito desse motor.Fico triste em saber que a história do nosso município está caminhando a lentos passos, pois as fontes históricas estão se acabando e nada de registro ou resgate. Mas há um traço de esperança, graças de Deus, existem “doidos” como eu ou outros interessados em registrar nossa história.
Atualmente, o motor está nas dependências da Coopesa. Convido a toda população de Santa Quitéria para visitar o motor antes que ele não se acabe.