Terça, 20 de Janeiro de 2026
21°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Santa Quitéria participa do encontro regional de avaliação do Programa Mais Médicos em Sobral

Santa Quitéria participa do encontro regional de avaliação do Programa Mais Médicos em Sobral

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
20/01/2014 às 11h06 Atualizada em 20/01/2014 às 11h06
Santa Quitéria participa do encontro regional de avaliação do Programa Mais Médicos em Sobral
Foto: Reprodução
Os trabalhos foram iniciados pela coordenadora de Atenção à Saúde de Sobral, Joseane Dorneles, que falou do esforço feito pela gestão para acompanhar e supervisionar os médicos que participam do Programa Mais Médicos. “A gente tem feito um grande esforço para que esses médicos sejam bem supervisionados e atendidos em nosso município. Essa supervisão é feita através de visita mensal de outros colegas de profissão que fazem parte da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia”. A coordenadora lembrou, ainda, que os médicos brasileiros também vão contar com esse auxílio e farão especialização através do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS. É composto pela Rede colaborativa de instituições de ensino superior, que atualmente conta com 16 Instituições; com o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES); e a Plataforma Arouca.
Um dos objetivos da UNA-SUS é a educação permanente, visando à resolução de problemas presentes no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Para isto, os cursos oferecidos pela Rede têm enfoque prático e dinâmico, utilizando casos clínicos comuns.O prefeito em exercício, Carlos Hilton Soares, ressaltou que Sobral é um dos municípios que menos encaminham pacientes para Fortaleza. “No ano de 2008 a cidade representava apenas 0,2% dos encaminhamentos feitos dos municípios para a capital cearense e agora ocorre o inverso”, ressaltou. Segundo o prefeito interino, “Fortaleza já encaminhou alguns pacientes para fazerem cirurgias em Sobral, isso ajudou a desafogar o Hospital de Messejana e o Instituto José Frota (IJF). Para Carlos Hilton, “hoje, a cidade de Sobral oferece essa alternativa para desafogar alguns hospitais de Fortaleza”.
O encontro, onde foram debatidos temas relacionados à construção, reforma e ampliação de unidades de saúde em cada município, contou com as presenças da secretária de Saúde, Mônica Souza Lima e de Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. 

Prefeitura Municipal de Sobral