O acesso exibe a beleza de uma ponte com grandiosos arcos, chegando na Califórnia (área de proteção ambiental quiteriense), um dos pontos de encontro dos quiterienses (árvores centenárias, mangueiras, etc), onde também podemos admirar uma casinha típica colorida (centro administrativo).
Uma visita à Califórnia é a descoberta de um paraíso verde contornado por calçadões enfeitados por pinturas de jovens artistas quiterienses. Seguindo, chegaremos ao bairro das Flores, que se destaca pela religiosidades, exigindo uma parada para reflexão e conhecimento da igrejinha de Santo Antônio.
Voltando para o centro da cidade, vale uma parada na Estação Ferroviária Monsenhor Ximenes (Museu), onde cada peça tem uma história diferente para contar. Ao lado, fica a praça Senador Pompeu, outro ponto de encontro dos quiterienses com jardins bem cuidados e com um anfiteatro com apresentações mensais pela companhia de teatro local e convidadas, com recorde de público. Em frente a praça, está instalada a Igreja Matriz, onde se encontra o túmulo de Monsenhor Luís Ximenes Freire, que atrai romarias ao local, procedentes das cidades vizinhas, principalmente no dia da padroeira, Nossa Senhora Santa Quitéria, no dia 22 de maio.
Uma parada para o almoço nos restaurante Vou Demais e Tourão na Brasa nos coloca ao lado do "Açude do 15", que oferece um dos mais belos cenários da cidade, com águas cristalinas, coqueirais, calçadões bem iluminados, passarelas para facilitar caminhadas e encontros.
Venha conhecer e apaixone-se por Santa Quitéria, pois este roteiro é feito em asfaltos perfeitos e vai nos levar a participar do projeto "Rota das Emoções no Ceará".
Viva Santa Quitéria, terra querida!!! Parabéns!!!
Erotildes Paiva Bendor é quiteriense e educadora