
Três dias após um incêndio de grandes proporções ser debelado em Santa Quitéria, uma nova ocorrência foi registrada na zona rural do município, e com intensidade bastante superior ao anterior. Conforme levantamento do Prevfogo/Ibama, passa de 700 o número de focos ativos na região da fazenda Imbira, que fica na divisa com Sobral. No caso da Serra das Cobras, que perdurou por uma semana, foram 107.
Segundo informações, o fogo veio em decorrência do incêndio que afeta a Área de Preservação Ambiental (APA) Pedra da Andorinha, localizada no distrito de Taperuaba, que ocorre desde terça-feira passada. Vários fatores contribuem para a rápida propagação deste incêndio, incluindo altas temperaturas, baixa umidade do ar, ventos intensos e uma quantidade significativa de vegetação seca. A área, inclusive, é de difícil acesso e o combate tem sido feito com bombas costais e outros equipamentos.

Na manhã de hoje (27), uma aeronave da Ciopaer pousou no posto da Polícia Rodoviária Estadual e rumou em direção a comunidade, para ajudar nos trabalhos que estão sendo feitos pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e IMASQ.
Dados do Programa Queimadas, do INPE, aponta que Santa Quitéria é a quinta cidade do Ceará com maior número de ocorrências neste mês de setembro.