
O Ceará Sem Fome, programa do Governo do Estado que leva comida saudável à mesa das pessoas em situação de extrema pobreza, chega ao final de 2023 atingindo uma marca importante no município de Santa Quitéria. Desde o início das atividades em outubro passado, já foram distribuídas mais de 42 mil refeições prontas nas cozinhas quiterienses, sendo cinco na sede e três na zona rural.
Na noite da última quinta-feira (21/12), foi servido aos beneficiários em cada cozinha, uma ceia natalina com cardápio personalizado e diferente ao que é servido durante a semana, além da distribuição de brinquedos para todas as crianças que lá se alimentam, cujos presentes foram arrecadados numa campanha de doação. De acordo com o presidente da ONG Cactus, Julio Cesar Muniz, foram de 20 a 24 kg de pernil suíno por unidade: "é um formato diferente, bem mais alimentos e uma carne diferenciada”.
Luciana Lopes, do bairro Menezes Pimentel, esteve presente e compartilha a sua avaliação: "é uma ajuda muito boa pra nós e pra toda a população, porque hoje em dia tem muita gente que precisa dessas quentinhas e foi em boa hora". Ana Cláudia, do bairro Primavera, que também foi para a entrega das ceias, comentou: "é um ótimo projeto, eu agradeço muito por esse projeto", afirmou ela, que estava com suas duas filhas que receberam brinquedos do programa.

Segundo o diretor financeiro da Cactus, Homero Novaes, em outubro, o município contava com cinco cozinhas solidárias, que distribuiam 100 quentinhas (cada uma com 500 gramas) por dia, entretanto, em novembro, o número ampliou para oito, e agora, são entregues 800 quentinhas diariamente, nos bairros Pereiros, Flores, Pedra da Saudade, Piracicaba e Areias; vilas São Cosme e São Damião e no distrito de Raimundo Martins.
Além da comida pronta, estes locais também servem como um meio do Estado chegar às pessoas que precisam, por exemplo, de algum atendimento médico, emissão de documentos e também para a realização de capacitações e inclusão socioeconômica das pessoas atendidas pelas unidades.