21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

SDA discute instalação de sistema de tratamento de esgoto sanitário em Monsenhor Tabosa

O sistema beneficiará  cerca de 110 famílias, com investimento da ordem de R$ 1,9 milhão.

08/06/2024 às 15h45
Por: Raflézia Sousa Fonte: Blog do Manuel Sales
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) recebeu, nos dias 5, 6 e 7 de junho, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA Brasil) para dialogar sobre a fase final de instalação do projeto-piloto do sistema comunitário de saneamento rural do Assentamento Santana, em Monsenhor Tabosa. 

A iniciativa, pioneira no Ceará, é implantada por meio da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coágua) da SDA, e é desenvolvida a partir de uma experiência da Embrapa Hortaliças. O sistema beneficiará  cerca de 110 famílias, com investimento da ordem de R$ 1,9 milhão. “Essa experiência da Embrapa Brasília que chega ao Ceará terá um impacto muito positivo para o Assentamento Santana e trará uma perspectiva de reeducação em relação à convivência ao semiárido com a juventude, com as mulheres e com a população de forma geral”, analisa a secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes.

Na quarta-feira (5), o pesquisador da Embrapa Hortaliças, Carlos Pacheco, apresentou o Sistema ReAqua e o andamento da experiência desenvolvida em Brasília para alinhar e orientar a fase final de instalação do projeto cearense, além de realizar visita técnica às instalações no Assentamento Santana, na quinta-feira (06). “Dentro desse contexto de economia circular e de adaptação às mudanças do clima, temos proposto sistemas descentralizados para atendimento ao interior, para aquelas comunidades isoladas e fora dos sistemas normalmente”, pontuou Pacheco. 

A expectativa é que o sistema se torne referência como estratégia para garantir saneamento às comunidades rurais cearenses melhorando a saúde e a qualidade de vida. Junto da SDA, a Embrapa e o IICA Brasil seguirão as fases de instalação do sistema com capacitações para a comunidade e a equipe técnica e acompanhamento dos processos de gestão e manutenção do sistema.

Monsenhor Tabosa - CE
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade