21°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Qual a imagem que o presidente nacional do PT levou da plenária do Campo Democrático em Fortaleza sob a liderança de José Guimarães

Confira a coluna do jornalista Reginaldo Silva

Reginaldo Silva
Por: Reginaldo Silva
30/03/2025 às 11h36
Qual a imagem que o presidente nacional do PT levou da plenária do Campo Democrático em Fortaleza sob a liderança de José Guimarães
Foto: Divulgação

A plenária do Campo Democrático do PT realizada no Hotel Oásis Atlântico em Fortaleza, consolidou a força da corrente liderada pelo deputado federal José Guimarães e fortaleceu a tese de sua candidatura ao Senado Federal.

Com a presença de representantes de 151 municípios, 30 prefeitos, deputados estaduais, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes partidários, lideranças sindicais e diversos segmentos sociais, o evento demonstrou o peso político do parlamentar dentro da legenda no estado.

Antonio Filho, o Conin, atual presidente da sigla, destacou a importância desse campo e da militância petista na eleição de Elmano e agora na eleição para prefeitura de Fortaleza com Evandro Leitão. O partido foi às ruas, mostrou sua força e venceu as eleições. Esse Campo Democrático nunca se escondeu, sempre esteve presente nesses embates eleitorais. Conin agradeceu o apoio que recebeu e defendeu a tese da reeleição de Lula, Elmano e Guimarães para o Senado.

O presidente nacional interino do PT, senador Humberto Costa, fez um discurso mais técnico, falando da conjuntura nacional e da importância da reeleição de Lula e da unidade partidária. Já na coletiva de imprensa ao ser questionado sobre a imagem que levava da Plenária em Fortaleza, o senador foi enfático: destacando que leva a impressão de um partido fortalecido, de que Guimarães tem apoio irrestrito da militância e que certamente as demandas apresentadas serão debatidas internamente, mas, com a tendência de que o parlamentar seja o nome escolhido para disputar o Senado ao lado de Lula e Elmano.

Ainda durante a plenária, um manifesto foi lido ratificando a posição do Campo Democrático em relação às eleições de 2026: reeleição do presidente Lula, reeleição do governador Elmano de Freitas e a candidatura de José Guimarães ao Senado. O entusiasmo dos presentes ficou evidente nos gritos de “Queremos Guimarães senador do Brasil!”, uma clara demonstração de que a base petista no Ceará está alinhada com essa ideia.

Em seu discurso, Guimarães ressaltou sua trajetória dentro do PT e seu comprometimento inabalável com o projeto do partido. Ele lembrou que, mesmo em momentos de divergências na base na última eleição, manteve-se fiel às decisões da legenda, dedicando-se integralmente à organização do partido no estado. O reconhecimento a essa história ficou evidente na expressiva presença de apoiadores na plenária.

Guimarães também fez questão de esclarecer em sua fala, que com sua pré-candidatura ao Senado, três nomes estão prontos para disputar uma vaga na Câmara Federal com seu total apoio: Raimundo Martins, presidente da Fetraece; a ex-prefeita de Icó, Laís Nunes; e o deputado estadual Fernando Santana. Cada um deles representaria regiões estratégicas do estado, garantindo a continuidade da articulação política que ele construiu ao longo dos anos.

A plenária do Campo Democrático deixou evidente que José Guimarães é hoje a maior referência do PT no Ceará e que sua candidatura ao Senado é uma demanda da base do partido. A participação massiva de lideranças e a defesa enfática de seu nome indicam que ele tem as condições necessárias para compor a chapa majoritária. É essa a imagem que Humberto Costa leva da plenária do PT em Fortaleza para direção nacional da legenda.