Terça, 03 de Fevereiro de 2026
21°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Pragmatismo sem ideologia: como o PSD fortalece Domingos Filho em 2026

Confira a coluna do jornalista Reginaldo Silva

Reginaldo Silva
Por: Reginaldo Silva
03/02/2026 às 17h22
Pragmatismo sem ideologia: como o PSD fortalece Domingos Filho em 2026

Domingos Filho e Gilberto Kassab são políticos pragmáticos. Não agem por emoção, observam os movimentos e têm o mesmo objetivo: o crescimento do partido.

Dois fatos relacionados ao PSD nacional interferem diretamente na política cearense: a ida do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para a legenda e a determinação de Kassab de liberar as bancadas estaduais para votarem de acordo com os interesses locais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com três governadores bem avaliados, o PSD poderia fortalecer a direita não bolsonarista e tentar forçar a consolidação de uma candidatura de centro-direita à Presidência da República para um eventual segundo turno. Kassab, ao liberar o partido nos estados, revela que essa não será uma prioridade da sigla. O objetivo é ampliar as bancadas e engordar o fundo partidário.

Lula também agradece, porque prefere a polarização com o bolsonarismo.

Esse movimento nacional do PSD acaba fortalecendo o partido no Ceará. Domingos Filho, presidente estadual da legenda, tão pragmático quanto Kassab, tem nos quadros do partido três deputados federais, três estaduais, a vice-prefeita de Fortaleza e um grupo significativo de prefeitos no estado, incluindo a prefeita de Tauá, sua esposa, Patrícia Aguiar.

A sigla, em nível nacional, mesmo com três pré-candidatos à Presidência da República, mantém três ministérios na esfera federal. O sonho de Kassab era ter Tarcísio de Freitas como candidato à Presidência, porque isso abriria novas portas políticas. Com a saída do governador de São Paulo da disputa presidencial, o jogo muda e prevalece a lógica do pragmatismo político.

Diante desse cenário, o governador Elmano de Freitas deixou o Palácio da Abolição para fazer uma visita ao presidente do PSD Ceará, que também é secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado. O passeio a cavalo foi além da montaria e das paisagens do sertão árido dos Inhamuns. Elmano se antecipou aos fatos, reconhecendo a relevância do partido de Domingos no cenário de 2026.

Kassab, assim como Lula e Bolsonaro, almejam ter maioria no Senado e querem bancadas fortes na Câmara Federal. Domingos também é pragmático e não fará movimentos bruscos e equivocados como os da eleição passada. Neste ano, o pragmatismo tende a falar mais alto.

Domingos já revelou ao governador Elmano o desejo de a legenda participar da chapa majoritária, mas essa conversa ocorreu antes dos novos fatos políticos envolvendo seu partido. Hábil e experiente, Domingos vai jogar com os desdobramentos da esfera federal, já que o PT também sonha com um possível acordo de segundo turno em nível nacional, fato que influenciaria diretamente nas negociações no Ceará.

O teor da conversa entre Elmano e Domingos durante o passeio a cavalo ainda não foi revelado. Todavia, o diálogo fora dos gabinetes palacianos certamente não girou em torno da recuperação da cultura do algodão na região.

Elmano faz cálculos estratégicos, quer manter o PSD e o grupo de Domingos na aliança. Com a liberação da direção nacional, o caminho ficou mais curto e mais acessível para novas cavalgadas políticas. A boa relação entre os grupos, ampliada na eleição de Fortaleza, também fortalece essa construção.

Kassab e Domingos conhecem bem as regras do jogo. Sabem a hora de recuar e a de avançar. Um líder pragmático não ignora princípios; apenas entende que a política é a arte de construir maiorias, buscando sempre efeitos práticos e resultados reais.