Terça, 23 de Dezembro de 2025
22°C 28°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Pesquisa, dúvidas e incertezas marcam o caminho de Ciro e Elmano rumo a 2026 no Ceará

Confiaa a coluna do jornalista Reginaldo Silva

Reginaldo Silva
Por: Reginaldo Silva
22/12/2025 às 23h05
Pesquisa, dúvidas e incertezas marcam o caminho de Ciro e Elmano rumo a 2026 no Ceará

No meio político, todos sabem que pesquisa representa uma fotografia do momento. Mas, ela atua como uma bússola em alto mar, aponta sempre para o Norte. A pesquisa Ipsos-Ipec apresentou números semelhantes aos da Paraná para o Governo do Ceará.

Tive o cuidado de fazer um recorte dos números, apenas dos dados espontâneos para tentar compreender os rumos de 2026, dado que, a pouco meses da eleição, apenas 24% demonstram elevado interesse no tema.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os dados espontâneos são aqueles em que os pesquisadores não mencionam os nomes dos pré-candidatos. Portanto, refletem maior fidedignidade no momento, já que quem responde demonstra convicção própria, mesmo estando distante da realização do pleito.

Na pesquisa espontânea Elmano aparece com 13% contra 10% de Ciro. Já na estimulada, quando são citados os nomes dos pré-candidatos ao Governo do Ceará os números se invertem: Ciro atinge 44%, Elmano 34% e Eduardo Girão 7%.

Alguns dados chamam a atenção no recorte espontâneo. Ciro leva vantagem no meio do eleitorado com nível superior e perde para Elmano para quem tem Ensino Fudamental e Médio. Elmano leva vantagem no público católico, mais perde para Ciro no grupo de Evangélicos. O governador também aparece bem entre jovens e mulheres na espontânea; quando os nomes são apresentados na estimulada, contudo, os números voltam a se inverter.

O recall político de Ciro conta muito nestes primeiros levantamentos, bem como fica cada vez mais claro que ele tem conseguido captar como ninguém o sentimento antipetista. Os números também mostram que a maioria dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022 vão para Ciro, assim como os que votaram em Lula seguem a lógica e tendem a votar em Elmano.

A pesquisa Ipsos-Ipec foi realizada agora entre os dias 13 e 16 de dezembro. Ainda é cedo para conclusões, todavia, a agulha imantada da eleição no Ceará, aponta para um pleito competitivo, que vai se moldando de acordo com os acontecimentos políticos, niguém terá vida fácil, essa é a conclusão mais óbvia até agora.

Ciro é um nome que penetra bem no interior, mesmo sem lideranças detentoras de mandato o apoiando, ele vem conseguindo captar o sentimento antipetista, atraindo para seu Pólo, os evangélicos e a direita que tem se revelado cada vez mais forte na capital, fato que explica essa pontuação do ex-governador do Ceará.

Elmano tem feito investimentos no estado como nenhum governador fez até hoje, preparando o Ceará para um novo momento, contudo, a bomba da segurança pública estorou em suas mãos e esse desafio tem tirado o sono e alguns pontos da aprovação do governo.

Por outro lado, os postulantes ao Senado seguem uma carreira solo, sem defender abertamente a bandeira governista para gestores e lideranças no interior do estado, dado o processo de indefinição na escolha dos nomes, que poderia resultar em melhor desempenho eleitoral.

A antecipação do debate político, também abreviou o governo de Elmano. Ele tem um calendário extenso de obras para entregar no ano que vem, mas o problema não está nas entregas, e sim nos agentes políticos que assistem ao jogo de fora.

Enquanto isso, Ciro segue calado e surfando nessa onda positiva, até que os ventos apontem em outra direção. Por enquanto, o mar está favorável ao bolsocirismo.