Sexta, 17 de Julho de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Financiamento para energia solar no Ceará recua mais de 60% após mudança em regras de crédito

Exigência de equipamentos com conteúdo nacional reduz acesso a recursos e preocupa setor de geração distribuída

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Repórter Ceará
04/06/2026 às 17h59
Financiamento para energia solar no Ceará recua mais de 60% após mudança em regras de crédito
Foto: Natinho Rodrigues / SVM

Os financiamentos destinados à instalação de sistemas de energia solar em residências e pequenos negócios registraram forte queda no Ceará após mudanças nas regras para concessão de crédito com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A informação é da jornalista Mariana Lemos, do Diário do Nordeste.

Dados do Banco do Nordeste (BNB) mostram que, entre janeiro e abril deste ano, foram liberados R$ 3 milhões para projetos do segmento no estado. No mesmo período de 2025, o volume contratado havia alcançado R$ 9,4 milhões, o que representa uma redução superior a 62%.

A diminuição ocorre após a adoção de novas exigências do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que passaram a priorizar equipamentos produzidos no Brasil para operações financiadas com recursos dos fundos constitucionais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em nota, o Banco do Nordeste ressaltou que, na condição de operador do FNE, precisa seguir as determinações estabelecidas pelo ministério. A instituição informou que as regras atuais exigem o cumprimento de critérios relacionados ao conteúdo nacional mínimo dos equipamentos financiados, conforme previsto no regulamento do Credenciamento FINAME.

A exigência está em vigor desde novembro de 2025 e reduziu a quantidade de fornecedores aptos a participar dos projetos. O objetivo da medida, segundo o setor, é estimular a indústria nacional. Representantes do segmento destacam, porém, que cerca de 95% dos sistemas, placas e equipamentos utilizados na geração solar são produzidos na China.

Os equipamentos certificados como nacionais podem custar até 40% mais do que os importados, o que encarece os projetos e reduz a procura pelo financiamento. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) também avalia que a mudança afetou diretamente o acesso ao crédito para consumidores e pequenos empreendedores interessados em gerar a própria energia.

A Absolar afirma que o Banco do Nordeste era o banco público mais competitivo para o financiamento de sistemas de geração, especialmente para pessoas físicas e pequenos negócios.

Foto: Divulgação
APOSTAS Há 3 horas

Propagandas de bets passam a exibir, nesta sexta-feira, aviso sobre risco de dependência

As normas determinam que todas as plataformas autorizadas passem a exibir advertências do Ministério da Fazenda sobre os riscos da dependência em jogos, em moldes semelhantes aos avisos presentes em embalagens de cigarros

Foto: Reprodução
TARIFAS Há 5 horas

O tarifaço de 25% dos EUA pode aumentar preços no Brasil? Veja os possíveis impactos

Sobretaxa imposta pelos Estados Unidos atinge parte das exportações brasileiras e pode provocar reflexos indiretos na economia, embora não signifique aumento automático de preços no país

Foto: Natinho Rodrigues/Arquivo Opinião CE
PROJETO Há 24 horas

Projeto proíbe postos de gasolina de cobrarem preços diferentes para pagamentos em dinheiro ou Pix

A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, dispõe que os postos que descumprirem a regra estariam sujeitos às sanções do Código de Defesa do Consumidor

Foto: Divulgação
TARIFAÇO Há 1 dia

Governo reage ao tarifaço dos EUA, anuncia reciprocidade e diz que decisão é “lastimável”

Após os Estados Unidos confirmarem uma tarifa adicional de 25% sobre parte das exportações brasileiras, o governo anunciou que recorrerá à Lei da Reciprocidade e à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Foto: Reprodução
SAÚDE Há 2 dias

Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde; 20 mil profissionais do Ceará serão beneficiados

No Ceará, a medida beneficia diretamente 14,5 mil agentes comunitários de saúde e 6,1 mil agentes de combate às endemias