
Na última terça-feira (03/10), durante sessão da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Sargento Reginauro (União) cobrou que Elmano de Freitas expresse de forma clara, o seu posicionamento enquanto governador, acerca da exploração da jazida de urânio e fosfato de Itataia, em Santa Quitéria. A mesma cobrança ao mandatário também é instada por internautas nas redes sociais, em meio a comentários contrários.
Enquanto era deputado estadual, de 2018 a 2022, Elmano atuou como mediador entre os movimentos contrários ao projeto e o então governador Camilo Santana, inclusive participou de agendas com ativistas locais do MST e do anti-mineração. Agora, no cargo à frente do Executivo estadual, ele toca o plano de exploração e de forma otimista, dando ênfase a expectativa para geração de empregos na região.
Reginauro reclamou que o Governo não publicizou em seu site e redes sociais, a assinatura do memorando de entendimento com o Consórcio Santa Quitéria, ocorrido no dia 28 e que ficou restrito apenas a publicação no Diário Oficial do Estado, ao contrário de outros documentos do tipo e tendo tomado repercussão a partir de notícias na imprensa. "Tá se escondendo de quê, governador? Não quer encarar este debate de frente? Com medo do quê, dos colegas, da esquerda, extrema-esquerda que vão dizer 'é um absurdo, vai colocar a população em risco'?", indagou.
O memorando tem por objetivo regular a forma e as condições pelas quais as partes se propõem a direcionar suas potencialidades, atuando em cooperação mútua com o objetivo da implementar as operações na jazida.